Má infestação da beleza
- deborahrodriguesb
- 30 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Queridas mulheres, cara mídia manipuladora e indústria da moda e beleza: podemos definir o que é a beleza? Há mesmo um padrão ideal, uma “fôrma de bolo” que nos molda?
Brasil, país da miscigenação onde o ideal de beleza imposto às mulheres é completamente eurocêntrico, excludente e contraditório à grande maioria da população.
Contra tudo o que pregam os padrões europeus ~ propagados desde o colonialismo ~ como a pele branca, cabelos lisos, olhos claros.
Contra a multiplicação de ideias como: o não branco, o g o r d o , o crespo, são feios, ruins e fora dos moldes.
A mídia e o capitalismo. Propaga-se o que é lucrativo. Para a indústria da moda, pessoas da pele negra, do corpo gordo, dos cabelos crespos, e outras tantas, não detêm poder de compra e não produzem desejo nos consumidores.
Contra a imposição de um molde da mulher perfeita, culminando nas pressões estéticas e sociais que tanto afetam as mulheres.
Em busca desse padrão inalcançável, o resultado são milhares de mulheres se cobrando diariamente, competindo entre si, sofrendo de doenças como depressão, anorexia, bulimia.
Contra a incitação, através de redes sociais tão populares como o Instagram, dessa competição, da busca por aceitação e por uma vida e estética perfeitas.
Para que o crescimento na diversidade de rostos e corpos propagados pela mídia seja cada vez maior, rompendo com tudo que foi imposto ao longo dos anos.
Para que seja feito reparo.
é preciso desconstrução e reconstrução do que nos foi imposto. mostrar pra mídia que beleza não é imposta, não é padrão, ela é própria, é única
O importante não é apenas que propaguem diversidade, mas que a sociedade e principalmente as famílias parem de cobrar desde cedo que a mulher seja desse ou daquele jeito, para que sejam aceitas, para que sejam queridas - pq quem vai querer uma mulher assim?
tá tudo certo vc querer se sentir bonita mas o que é beleza pra você ? é esse padrão completamente excludente, que te faz sacrificar a saúde e até o bolso? reparo…
é preciso se conhecer, entender quem vc é, e não deixar que alguém determine isso
A busca é pela moda inclusiva, pela mídia que entende que o país é extremamente diverso
que patriarcado não dita a forma da mulher
e quem dita o lucro da indústria da beleza é vc, seja qual for o seu padrão.
Belo Horizonte, 19 de agosto de 2019




Comentários